Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Antoine Lavoisier

Banco Social de Equipamentos: Solidariedade e Sustentabilidade no Judo

O Banco Social de Equipamentos (BSE) é uma iniciativa que visa consciencializar os judocas sobre dois grandes problemas sociais: a degradação ambiental e a exclusão social. Baseando-se nos princípios fundamentais do Judo criados por Jigoro Kano — Serioku Zenyo (usar a tua energia de forma eficiente) e Zita Kyotei (benefício mútuo e prosperidade para todos) —, o BSE promove valores de responsabilidade ambiental e solidariedade.

O principal objetivo do BSE é educar os judocas sobre a importância de combater a degradação ambiental através do uso consciente de recursos e a exclusão social, que frequentemente resulta em violência e criminalidade.

Os Judocas que possuem equipamentos (judogis, sacos e cintos) usados podem entregá-los aos seus professores, que encaminharão o material para o BSE. Todo o equipamento recebido é redistribuído para judocas envolvidos em projetos sociais da EJND.

Esta iniciativa não só contribui para a reciclagem de material de Judo, mas também promove a integração social dos judocas. Os participantes tornam-se agentes ativos na solidariedade, desenvolvendo um senso de responsabilidade e reciprocidade.

Além disso, o BSE incentiva a participação de todos os judocas, incluindo aqueles que recebem apoio, criando um ambiente de interajuda. A EJND, ao dinamizar programas de solidariedade, fomenta uma comunidade unida, onde todos colaboram para um futuro mais sustentável e inclusivo.