|
|
|
|
|
|
                             
 
 
 
 
 
 
 
 
HOME > RESPONSABILIDADE SOCIAL > BANCO SOCIAL DE EQUIPAMENTOS
 
Banco Social de Equipamentos
 

O Banco Social de Equipamentos (BSE) é uma oportunidade de consciencialização dos Judocas da Escola de Judo Nuno Delgado (EJND) para dois dos maiores problemas que afectam a nossa sociedade, bem como de aprendizagem dos princípios fundamentais do Judo. 

Jigoro Kano, o fundador do Judo, criou dois princípios fundamentais de formação dos judokas:
Serioku Zenyo- usar a tua energia de forma eficiente
Zita Kyotei- benefício mútuo e prosperidade para todos
 
É com base nestes princípios que a EJND cria o Banco Social de Equipamentos, cujo principal objectivo é a transmissão, aos judocas, de valores como responsabilidade ambiental e consciência solidária com o próximo, combatendo a degradação ambiental devido ao uso inadequado da energia e recursos e a exclusão social que leva aos graves problemas de violência e criminalidade que assolam o país.
 
Todos os judocas que têm equipamentos (quimonos, sacos e cintos) usados, que já não necessitam, podem entrega-los ao respectivo professor de Judo, que por sua vez encaminhará para o BSE. Todo o material reunido no BSE é utilizado por Judocas dos diversos projectos sociais da EJND.
 
Desta forma, o Judoca da EJND contribui activamente para reciclar material de judo, combater a degradação ambiental e ao mesmo tempo contribui para a integração social dos Judocas dos projectos sociais da EJND.   

Esta iniciativa espelha uma postura solidariamente activa da EJND, que promove e dinamiza acções e programas de solidariedade social cujo objectivo é envolver todos os alunos, incluindo os próprios beneficiados de apoio social, para que estes sejam também solidários, contribuindo e sendo responsáveis por um programa e acções de solidariedade, quer internamente com os colegas, quer nas relações com o exterior.
O BSE implica uma participação activa de todos os judocas, transmitindo um conceito de reciprocidade, de inter-ajuda, em que o sujeito da acção de solidariedade torna-se também interveniente e activo no processo. 

 
 
 

 
 
 
;
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Judo Nuno Delgado © 2010 - Desenvolvido por Ergostek - Design e Gestão de Conteúdos Inédia
|
 
 
|
|
Parceiros: