|
|
|
|
|
|
                             
 
 
 
 
 
 
 
 
HOME > RESPONSABILIDADE SOCIAL > ACHIEVE, COLLECT & GIVE BACK
 

Achieve, Collect & Give Back

 “Achieve, collect and give back” é um movimento cívico que começa em cada um de nós, na perspectiva de consciencializar e alertar para o nosso papel e responsabilidade na formação/educação cívica e desportiva das crianças e jovens. Tem como objectivo a angariação de fundos para a realização de Blocos de Judo (programa trimestral integrado em Escolas do Ensino Básico), proporcionando formação desportiva e cívica a jovens em situação de risco.  

O movimento “Achieve, Collect & Give Back” é representado por um cinto de judo arco-íris,o “rainbow belt”, que simboliza esperança, união dos contrários, união dos povos e integração social, conceito defendido por Nelson Mandela, embaixador na defesa do conceito de inclusão social.

A Maior Aula de Judo do Mundo,  realizada no dia 1 de Junho de 2011 no Terreiro do Paço, foi a primeira iniciativa de maior visibilidade do movimento “Achieve, Collect & Give Back”, promovido pelo judoca Nuno Delgado, que consiste numa apresentação massiva, ritmada e ao som de música, em que 7000 mil crianças vão promover a prática saudável de uma atividade que também tem cariz educativo. 

A Maior Aula de Judo do Mundo conta com o apoio oficial da Fundação Nélson Mandela e a União Europeia de Judo, a qual a incluiu no âmbito da iniciativa global do Mandela Day.
 
Permite angariar fundo para o programa “Formar campeões para a vida” teve a sua origem num conjunto de experiências no terreno com parceiros como Univeler Jeronimo Martins, Delta Cafés  e Fundação Calouste Gulbenkian no ano de 2008. Com um Centro Hajimé na Escola EB2,3 de Santa Iria da Azoia em Loures, um Centro Hajimé na Escola EB2,3 Miguel Torga na Amadora e ainda uma turma de judokas com necessidades especiais no programa alternativo do Colégio Grão Vasco em Lisboa.
 
O sucesso desta atividades levou a idealização de duas etapas complementares a esta primeira iniciativa. Em 2010 surge o conceito dos Blocos de Judo nas escolas públicas primárias com o apoio da cadeia de hipermercados LIDL, como um programa massivo cívico, desportivo e gratuito que permite apresentar durante três meses a toda a comunidade escolar, o projeto.
 
Existe aqui uma clara intenção de fazer deteção de talentos baseado em competêcias sociais e cívicas, procurar campeões para vida.
 
Desta forma o programa completa-se permitindo que os judokas que foram inspirados a cumprir este exigente programa logo nos Blocos de Judo, após 10 000 horas de treino, formação cívica e profissional, ficam em condições de devolver a sociadade esssas competências adquiridas começando a dar aulas nos Blocos de Judo e Centros Hajimé.
 
Contamos ainda com o apoio da Fundação EDP e a União Europeia de Judo que atribuiu em 2013 o Prémio de responsabilidade social a esta iniciativa. No futuro temos intenção de intervir sobre o interior do pais, nomeadamente nos Municípios da Guarda e Campo Maior, bem como internacionalizar para o mundo Lusófuno, nomeadamente Cabo Verde e Angola.
 

 
 
 
;
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Judo Nuno Delgado © 2010 - Desenvolvido por Ergostek - Design e Gestão de Conteúdos Inédia
|
 
 
|
|
Parceiros: