|
|
|
|
|
|
                             
 
 
 
 
 
 
 
 
HOME > JUDO > ESPÍRITO
 
Espírito

"Ter a vitória sobre o adversário como objectivo é contrária ao espírito do Judo."    
Jigoro Kano

O adversário a vencer está dentro de nós. A única vitória real é a que nós ganhamos sobre nós mesmos. Ao conceber o Judo, Jigoro Kano soube,dar-lhe uma forma adaptada à vida moderna, sem perda de originalidade e sem o abandono do valor das tradições oriundas dos Samurais. Desta forma, foi com êxito que “impôs” ao Japão e ao mundo esta nova modalidade.

De facto, o Judo atravessou fronteiras, conquistou todos os países, penetrou em todas as culturas, criando uma verdadeira ponte entre os povos. O Mestre Kano exprimiu os objectivos essenciais da prática do Judo, através dos seguintes postulados:

Seiryoku Zenyo "melhor emprego da energia"

Jita Kyoei "prosperidade e benefícios mútuos"

Jiko no Kansei” procura constante pela perfeição física e mental”.

Os valores do domínio individual, de tenacidade no esforço, de cortesia, de igualdade de espírito na vitória e na derrota, que devemos procurar no Dojo, contribuem largamente para desenvolver uma personalidade apreciada por todos, fazendo do Judo uma escola de valores, tão actuais como na época do mestre Kano.

Código Moral

Estas premissas são consubstanciadas segundo uma lista de valores essenciais que é necessário respeitar e as virtudes que cada Judoca deverá adquirir:
-Reigi pronuncia-se "le-gui" alongar a primeira sílaba -A Delicadeza e Cortesia É o respeito dos outros. -Yuki "U" é um "ou" alongado .A Coragem é fazer o que é certo e leal.
-Makoto é também um nome para o menino. A Sinceridade é expressa, sem disfarce dos seus pensamentos.
-Meiyo pronuncia-se "iô-me" a Honra significa ser fiel à sua palavra.
-Kenkyo pronunciada "ken-kyo". A Modéstia, falar de si sem orgulho ou vaidade.
-Sonkei pronuncia-se "a-ke," a segunda sílaba alongada. Respeito faz nascer a confiança, sem respeito não pode haver verdade.
 -Jisei pronuncia-se "ji-sse”, alongou a segunda sílaba. Auto-Controlo, manter-se calmo, mesmo quando a raiva aumenta.
-Yûjyô "U" é um "ou" alongado. A Amizade, deve ser privilegiada, é o mais puro dos sentimentos humanos.
 

Componentes do Judo

Judo é a escola da vida, as graduações (Kyus e Dans) permitem-nos medir passo a passo, os nossos próprios progressos nas três componentes do Judo: O Shin, o Ghi e o Tai. O objectivo dos mestres de Judo não é apenas a formação de campeões ou das técnicas do Judo, mas ajudar os jovens a sentirem-se bem na sua vida quotidiana, a viverem em harmonia no ambiente que os rodeia, a serem cidadãos em pleno.

O Judo tem uma identidade própria, com valores, normas e símbolos que o distinguem no quadro da dinâmica cultural de outras modalidades, sendo de facto uma actividade de elevado valor educativo. É importante que o jovem compreenda que no Judo podem coexistir as duas vias, competição( RANDORI)  e expressão técnica ( KATA), que apreciam por meios diferentes o mesmo valor combinado shin-ghi-tai (espírito, técnica e eficácia).

Shin - Espírito. Desde o início, o professor ensina o praticante a respeitar o cerimonial, a tornar-se mais paciente, atento e concentrado. No Dojo, a cortesia revela-se em ínfimos pormenores, desde a saudação até à entreajuda na aprendizagem, na competição, o respeito pelo adversário, tornam o Judoca leal, reforçando o "espírito desportivo" e o fair play. Este desenvolve a sua "força mental" e a capacidade de superação, através de: saber querer e querer no bom sentido. 

GHI - Técnica O praticante passa horas a aprender, a repetir, a explorar as subtilezas de um grande número de acções complexas, de ataque e de defesa.Com a ajuda do professor começa a aprender os "princípios". O Judoca apropria os conhecimentos teóricos e aumenta o repertório técnico/táctico; adquire habilidade e perícia, tornando-se exímio na execução técnica, procurando de forma constante progredir. 

Tai Eficácia ( corpo) O resultado do esforço no trabalho e espírito de sacrifício, que o praticante dedica ao Judo proporciona-lhe um corpo vigoroso e de forma harmoniosa. Desenvolvendo as capacidades motoras, possibilita-lhe uma maior eficácia em combate.

 
 
 
;
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Judo Nuno Delgado © 2010 - Desenvolvido por Ergostek - Design e Gestão de Conteúdos Inédia
|
 
 
|
|
Parceiros: